WhatsAppImage20181106at17.58.22
Case do PROARTE é apresentado no Seminário Internacional BIM
11 de dezembro de 2018

ENGEMAP MINISTRA TREINAMENTO DO SOFTWARE TRIMBLE QUANTM

001
SERVIDORES DO DNIT E DA VALEC APRIMORARAM CONHECIMENTOS SOBRE A FERRAMENTA
POR VITOR GALVÃO – MARÇO/2019

002

Entre os dias 18 e 22 de março foi realizado, na sala de treinamento do DNIT – Sede, curso básico referente ao uso do Trimble Quantm, ferramenta de planejamento estratégico para otimização de alinhamento em obras lineares. O curso, com carga horária total de 28 horas, foi promovido pela empresa Engemap – Engenharia & Consultoria, participante do GRUPO ENGEMAP, representante exclusivo do software Quantm no Brasil, e reuniu colaboradores selecionados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Durante a semana, além de familiarizarem-se com a interface do sistema, os participantes da capacitação receberam diversas orientações, desde o processo inicial, com a criação de projetos; até a finalização, com a edição e exportação para o software CAD. De acordo com o engenheiro Davi Macedo Neres, um dos ministrantes da capacitação, por ser mais operacional, o programa Quantm é indicado para usuários que irão trabalhar diretamente com os projetos; mas nada impede que gestores e pessoas de áreas diversas conheçam e utilizem o recurso. “Acredito que fica mais claro demandar alguém quando se tem conhecimento do que a ferramenta é capaz de fazer. Isso torna a atividade de gestão mais fácil”, disse o ministrante. Além disso, ele considera positiva a divulgação e utilização da ferramenta dentro do departamento. “Como o DNIT é uma autarquia que lida com projetos que envolvem orçamentos onerosos, o software otimiza os empreendimentos e ajuda na economia dos gastos públicos, pois proporciona melhor embasamento técnico na hora da tomada de decisões”, destacou Davi.

O Quantm utiliza técnicas computacionais de última geração para produzir automaticamente alinhamentos que cumpram os critérios de desempenho durante a elaboração de estudos de traçado, ou seja, alternativas de planejamento de baixo custo que satisfaçam restrições definidas em projetos e otimizem as obras.  O engenheiro e coordenador de Programação de Investimentos da CGPLAN, Carlos Alberto Abramides, relatou que seu contato com o programa é recente, porém já tinha ciência de sua relevância. “Entendo que o Quantm é muito importante para refinar o planejamento, buscar um melhor traçado e, logo na etapa de planejamento, poder balizar melhor o projeto”, afirmou o coordenador. Ele também destacou a importância do treinamento para os servidores do DNIT que, em sua maioria, trabalham como gestores de projetos. “Ao aprofundar o conhecimento, o servidor consegue visualizar melhor o trabalho que necessita realizar. Quanto mais entendimento ele tem sobre a ferramenta, mais potencialidades vê e melhor consegue demandar”, concluiu Abramides.

FEEDBACK POSITIVO

Na semana seguinte ao treinamento dos servidores do DNIT, ocorreu a capacitação destinada aos profissionais da VALEC. A empresa estatal é responsável pela construção e manutenção de ferrovias. O curso básico, também realizado na sala de treinamento do DNIT, seguiu o mesmo padrão do que foi aplicado anteriormente.

Diversos estudos visando a expansão da malha ferroviária brasileira encontram-se em andamento. E, segundo Daniel Rezende, profissional lotado na SUPRO, a aplicação da tecnologia do Quantm “irá ajudar consideravelmente na definição do traçado nos casos de implantação de novos projetos e expansão de empreendimentos existentes”. Geralmente, a elaboração de estudos de traçado é uma atividade que demanda tempo e esforço dos engenheiros, gerando uma quantidade limitada de opções. “Com a utilização do Quantm é possível simular diversas alternativas de traçado em tempo consideravelmente mais curto. Assim, os engenheiros podem focar em aspectos mais importantes e dedicar mais tempo ao refinamento dos traçados propostos”, afirmou Daniel. O engenheiro também destacou o profissionalismo da equipe responsável pela habilitação do software. “A Engemap foi muito prestativa no fornecimento do treinamento e dos materiais. Os instrutores e demais profissionais envolvidos realizaram um excelente trabalho para que tivéssemos condições de aplicar a tecnologia em casos reais”, afirmou.

A feedback em relação ao treinamento mostrou-se bastante positivo. Após participar do curso, o engenheiro João Paulo dos Reis Melo (GPROG) se diz capacitado e apto a utilizar o software de maneira mais eficaz. “O curso foi bem organizado e estruturou adequadamente os tópicos sobre os conceitos básicos do Quantm”, enfatizou o profissional da GPROG. “Quero agradecer à equipe pela oportunidade. A Engemap está de parabéns”, finalizou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *