Engemap demonstra técnica de aerolevantamento e mapeamento móvel terrestre na Regularização de Faixa de Domínio para o DNIT

Técnica é utilizada para mapear áreas urbanas e rurais do Programa Federal de Faixas de Domínio (PROFAIXA).

Engemap realizou nesta sexta-feira (19) uma demonstração técnica dos serviços de aerolevantamento e mapeamento móvel terrestre. O evento aconteceu no aeroporto R. Francisco Valois, em Anápolis/GO.
A ação tem com o objetivo de demonstrar o serviço de aerolevantamento realizado pelo PROFAIXA responsáveis pelas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) acompanhou toda técnica de aerolevantamento e mapeamento que é utilizado para aquisição de imagens georreferenciadas e panorâmicas no nível das rodovias, facilitando o trabalho do DNIT na regularização das faixas de domínio, no âmbito do PROFAIXA. Uma técnica que revoluciona o mapeamento, tornando esse processo mais rápido, preciso e seguro.
Durante a visita, a equipe representante do Consórcio Faixas do Brasil demonstrou como são feitos os aerolevantamentos e mapeamento móvel terrestre, utilizando a aeronave Seneca III BEM-810D e veículo automotivo.

Aerolevantamento
A cobertura aerofotogramétrica corresponde ao imageamento do terreno através de imagens, expostas sucessivamente, ao longo de uma direção de voo. Essa sucessão é realizada em intervalo de tempo tal que, entre duas fotografias haja uma superposição longitudinal de, ao menos, 60% formando uma faixa.
O recobrimento aerofotogramétrico digital colorido (RGB) é realizado, com resolução espacial no terreno (GSD – Ground Sample Distance) máxima de 10 cm, com perfilamento a laser com densidade mínima de 4 pontos por metro quadrado (4 pts/m²). Para execução destas atividades é utilizado o sistema de aerolevantamento, denominado Sistema Aerotransportado de Aquisição e Pós-processamento de Imagens Digitais (SAAPI), embarcado em aeronave tripulada, recobrindo toda a área de interesse.

Mapeamento Móvel Terrestre
O Sistema de Mapeamento Móvel Terrestre é um sistema de multiaquisição de imagens com câmeras digitais industriais e equipamentos integrados de georreferenciamento direto de precisão (GNSS/IMU).

Os sistemas que são utilizados neste projeto são compostos por 05 (cinco) câmeras digitais que permitem o recobrimento em 360° (trezentos e sessenta graus) da cena, filtros especiais de proteção das lentes e sistema de georreferenciamento direto (GNSS/IMU) com sensor DMI acoplado. Possuem unidade de processamento de alto desempenho e armazenamento em discos de estado sólido. Os softwares relacionados ao Mapeamento Móvel permitem navegação em tempo real com controle instantâneo das imagens, medição de feições por intersecção fotogramétrica e montagem de vídeos dos trechos imageados.

Confira o vídeo aqui ➡️ Engemap demonstra técnica de aerolevantamento e mapeamento móvel terrestre na Regularização de Faixa de Domínio para o DNIT

Compartilhe este conteúdo
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?